WhatsApp Image 2020-06-18 at 08.41.04.jp
Buscar
  • Leika Sumi

O TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é não conseguir se concentrar?

Atualizado: Out 5

O TDAH é apenas uma das causas da dificuldade de concentração, podemos citar outras como ansiedade, depressão, fadiga, hábitos errados na leitura.


Além das dificuldades de concentração, o quadro clinico do TDAH engloba: tendência à superficialidade ao escrever ou descrever, tendência a interromper os outros quando falam (frequentemente com a sensação de já saber o que o outro vai dizer), dificuldade em manter-se em tarefas que exigem continuidade e, portanto, tendência de pular de uma para outra atividade, sem terminá-las, antes; tendência a perder objetos pessoais; dificuldade com pontualidade e cumprir prazos com trabalhos; inquietação motora (tendência a ficar balançando pernas, mexendo dedos, remexer-se na cadeira, quando sentado).


Sensação de que a mente é muito acelerada, de que vem muitas ideias ao mesmo tempo. Tendência a ficar "viajando" nos pensamentos. Estes sintomas não precisam estar todos presentes ao mesmo tempo, mas vários deles, simultaneamente, sim.


Além disto, os casos provavelmente começam todos na infância, mas há alguns estudos que dizem ser possível começar na fase adulta. Ocorre que fica em dúvida se, nestes casos, apenas ele não foi percebido, na infância.


Por isto, ele é incluído entre os transtornos do neurodesenvolvimento, pois estaria relacionado a um desenvolvimento cerebral diferente da média.


É importante lembrar que as pessoas com TDAH conseguem concentrar-se em várias situações, contanto que se trate de uma atividade ou assunto nos quais tenham muito interesse. A gravidade de cada sintoma também pode variar, de indivíduo para indivíduo. Finalmente, como qualquer diagnóstico psiquiátrico, só pode ser feito por profissional devidamente habilitado.


O diagnóstico é "clínico", testes e outros exames podem ser solicitados para excluir comorbidades e contribuir com o raciocínio em busca do diagnóstico. O tratamento é feito com medicação e técnicas cognitivo-comportamentais.

0 visualização

R. João de Abreu, 192 - Sala 81 A - St. Oeste, Goiânia - GO, 74120-110

whatsapp (1).png

atendimento

62 99869-4084

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram